A BANDA

IPORÃ DO OESTE_ O povoamento da região de Iporã do Oeste começou em 1926,quando a localidade se chamava Vila Pinhal. Os primeiros colonizadores foram imigrantes alemães e italianos, atraídos pela abundância de pinheirais e a ótima qualidade da água. Em 13 de novembro de 1953, Pinhal tornou-se distrito de Mondai e recebeu o nome de Iporã. Com a emancipação político-administrativa, em 1988, um plebiscito decidiu pela adoção do nome atual.

A boa água encontrada pelos primeiros colonizadores nas matas repletas de pinhais deu nome ao município. Em tupi-guarani Iporã, água boa. Os habitantes divertem-se nos clubes sociais e a cultura é valorizada através dos grupos de dança folclórica, e das bandinhas como é a mais tradicional Orquestra Anuska, que durante 25 anos difunde a cultura alemã com apresentações musicais em todo o Brasil.

A ‘’Orquestra Anuska®’’ é uma dessas que abrilhantam além da Oktoberfest, os bailes e festas comunitárias da região. Suas músicas sempre alegraram este povo simples e trabalhador, suas marchas e valsas sempre fazem os ‘’limpa bancos’’ nos bailes.